A data da menstruação se aproxima, e então as dores nos seios, mal estar, intestino desregulado começar. Esses são alguns sintomas da TPM (tensão pré-menstrual). Isso acontece pela alteração de hormônios que ocorre nesse período. De acordo com a Folha de São Paulo on-line, especial saúde da mulher, cerca de 36% das mulheres não sofrem dessa síndrome, 29% é leve, 27% moderada e 8% intensa.
Um dos hormônios que também sofre essa queda é a serotonina. É o chamado hormônio do prazer, responsável pela liberação de alguns hormônios; regula o sono, a temperatura do corpo, do humor, entre outros. Com sua falta pode haver Mal de Parkinson, distonia neuromuscular, depressão, ansiedade, comportamento compulsivo, etc.
Como a serotonia necessita de açúcar para ser produzida, ela entrará no sistema circulatório em maior quantidade. A sensação de prazer quando se ingere doces é quase que imediata. E por isso que, nesse estágio, muitas mulheres ingerem muito doce, carboidratos e lipídios e, por fim, acabam descontentes com seu peso no final do mês.
Aí vai uma dica para as mulheres que sofrem desse mal. Prefira leite e seus derivados, óleo vegetal, leguminosas, cereais integrais, soja em grão, extrato de soja; reduza o consumo de sal, açúcar, cafeína e álcool. Como você pode perceber, manter uma alimentação equilibrada e saudável pode ajudar muito no combate aos sintomas da TPM.
Referências Bibliográficas
Má alimentação. Disponível em: HTTP://www.folhauol.com.br
Acesso em 20 de Agst de 2010.
Trabalho Desenvolvido pelas Alunas de Nutrição
-Andréia Cardoso da Silva
- Wendy Tamiris Rosa Paiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário